Balões pink, outubro rosa, câncer de mama

Bem vindo Outubro Rosa!

Já é outubro minha gente! E hoje daremos início aqui no blog a uma série de artigos sobre o famoso “Outubro Rosa” e a saúde da mulher! Mas o que a Medicina Tradicional Chinesa tem a ver com a conscientização sobre o câncer de mama e os problemas que comumente acometem as mulheres? 

Ao longo desse mês vamos explicar  algumas fases do ciclo da mulher, e como a filosofia da Medicina Chinesa pode nos auxiliar a entender melhor esses processos. 

Mas hoje vamos começar falando sobre os nódulos de mama, e como podemos prevenir o câncer de mama. 

O que a Medicina Chinesa tem a ver com isso?

De acordo com a Medicina Chinesa, o sistema reprodutor feminino depende da atividade energética do canal do Fígado. E esse canal energético tem como uma de suas funções harmonizar o Qi e Sangue em nosso corpo, além de harmonizar e apaziguar nossas emoções.

Com isso em mente, podemos entender como as emoções têm grande influência nos distúrbios dos órgãos reprodutores femininos. Já comentamos aqui no blog sobre como as emoções afetam nossa saúde física. 

Os problemas emocionais são as causas mais importantes de desequilíbrios, influenciando inclusive o aparecimento de nódulos mamários. Sejam eles benignos ou malignos.

Da mesma forma, outras condições da saúde da mulher também sofrem influência das emoções, e falaremos de algumas delas ao longo desse mês.

Sentimentos como preocupação, melancolia, tristeza, raiva, frustração, culpa e ressentimentos podem a longo prazo ocasionar estagnação de Qi. Isso pode vir a gerar estase de Sangue, culminando na formação do nódulo.  

Desequilíbrios energéticos entre os canais do Rim, Fígado e Baço também são capazes de gerar doenças no denominado Bao Gang, como é denominado o aparelho reprodutor feminino em chinês. 

O que é um nódulo mamário? 

O conceito de nódulo mamário existe desde a antiguidade para os médicos chineses. Eles ainda não tinham a noção de nódulos malignos ou benignos, mas denominavam de Ru Yan os nódulos que eram difíceis de tratar e frequentemente levavam à morte. 

Em contrapartida,  os nódulos denominados Ru Pi eram os mais simples, tendo tratamento eficaz com acupuntura ou moxa. 

Para a Medicina Chinesa, os nódulos mamários se formam devido uma estagnação de Qi e Sangue na região torácica. Esse processo ocorre para nódulos malignos ou não. Mais precisamente, estão envolvidos dois canais energéticos denominados Chong Mai e Ren Mai. 

Chong Mai e o  Ren Mai se iniciam nos Rins, passam pelo útero e ascendem até as mamas. Eles servem como conexões entre os canais principais dos quais sempre comentamos. 

São de extrema importância para os canais do Rim e Fígado, entre outros. Devido seu trajeto e função conectiva, quando estão em desequilíbrio podem gerar várias desordens no aparelho reprodutor feminino. 

O porquê do auto-exame

Conhecer o seu próprio corpo é fundamental! Em geral, nódulos doloridos, pequenos, e móveis a palpação são de característica benigna. Na maioria dos casos representa uma glândula mamária em atividade. Isso é extremamente comum de aparecer na fase pré-menstrual do ciclo. Em geral esse tipo de nódulo some sozinho após algum tempo.

Nódulos maiores, de forma irregular, indolores e imóveis à palpação chamam mais atenção. Estes não são necessariamente malignos, mas devem ser investigados com cautela. 

O melhor período para o auto-exame é logo após o término da menstruação, portanto fique atenta!  

A prevenção é o caminho mais seguro, indolor e eficaz para combater qualquer tipo de doença, inclusive o câncer de mama. Qualquer dúvida não exite em procurar seu médico o quanto antes! 

Fique ligado, na próxima semana tem mais esclarecimentos por aqui! 

E se você ficou [email protected] e quer saber mais em como a Medicina Tradicional Chinesa pode te ajudar, agende já sua consulta.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe