Hormônios você conhece o papel deles no seu corpo

Hormônios: você conhece o papel deles no seu corpo?

Os hormônios são substâncias produzidas pelo nosso organismo em glândulas e tecidos que são especializados nessa função. Eles são liberados na corrente sanguínea e, na maioria dos casos, permitem a comunicação entre diferentes áreas do corpo.

Cada um deles têm responsabilidades específicas e possuem lugares próprios para sua atuação. As glândulas que desempenham a tarefa de produzir essas substâncias fazem parte do sistema endócrino.

É possível afirmar que seria impossível viver sem a presença de hormônios em nosso corpo. Eles estão presentes quando tomamos um susto, quando nos apaixonamos, quando ficamos estressados e também quando relaxamos.

Cada célula do corpo possui receptores especiais para cada uma dessas substância. Quem comanda a produção e o funcionamento do sistema endócrino é a glândula hipófise. É ela quem estimula as outras glândulas a produzirem.

Agora que você entendeu o que são essas substâncias, descubra como cada uma funciona e que benefícios produz em nosso organismo.

Para que eles servem?

A produção hormonal é muito ampla em nosso organismo. Por isso, vamos listar os principais tipos e para que eles servem.

  • Testosterona: é produzida, principalmente, nos testículos e, dentre suas funções, está a responsabilidade em desenvolver as características sexuais dos homens. Além de ser essencial para a função erétil e para a manutenção do desejo sexual;
  • Estrógeno: Esse é encontrado, em maior quantidade, nas mulheres, sendo produzido pelo ovário. Desempenha a tarefa de desenvolver as características sexuais femininas;
  • Progesterona: é fabricado pelo corpo lúteo e tem a função de manter as células que revestem o útero e de produzir o leite materno;
  • GH: é essa a substância responsável por garantir o crescimento e o desenvolvimento do nosso corpo. É produzida na adenoipófise;
  • Insulina: tem sua origem no pâncreas e desempenha a importante tarefa de controlar o nível de açúcar no sangue e fomentar a absorção da glicose pelas células;
  • Melatonina: responsável pelo sono, é produzido na glândula pineal;
  • Noradrenalina e Adrenalina: são fabricadas na medula adrenal e atuam na estimulação do sistema nervoso simpático;
  • Dopamina: esse neurotransmissor é responsável pelas sensações de motivação e de prazer. É produzida no hipotálamo;
  • Serotonina: outro neurotransmissor, mas esse atua na regulação do apetite, na atividade sexual e no sono;
  • Ocitocina: é produzida na glândula neuroipófise e é responsável pelo apego materno do bebê a mãe, durante a amamentação. Essa substância é liberada nas situações de afeto, para o alívio do estresse e da ansiedade, além de aumentar a libido;
  • T3 e T4: são produzidos na tireoide e têm as importantes funções de regular o metabolismo, controlar a frequência cardíaca, o nível de colesterol e a pressão arterial.

Provavelmente, você já ouviu falar em algum desses hormônios. Quando qualquer um deles está em quantidade inadequada, ou em excesso ou em falta, o paciente pode desenvolver uma série de problemas de saúde. A Acupuntura atua restabelecendo o equilíbrio energético de nosso corpo, conforme já falamos. Nesse sentido, torna-se uma importante aliada no combate aos distúrbios hormonais. 

 Quer saber mais? Clique no banner ou Agende já sua consulta para entender melhor como a Medicina Chinesa pode te ajudar.

acupuntura em campinasPowered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp