osteopathy-1207800_1920

Quando procurar um médico acupunturista?

Você sabe quais os sintomas que o médico acupunturista trata? Quais as doenças ou condições sobre as quais a acupuntura e os conhecimentos milenares da medicina tradicional chinesa podem atuar? A resposta mais objetiva seria: várias!

A visão da medicina chinesa

A medicina chinesa tem como premissa a visão completamente integrada do paciente, na qual um sistema do nosso corpo não pode ser analisado independentemente do outro. Todas as funções do organismo estão interligadas e são co-dependentes atuando de forma harmoniosa para garantir o bem estar e saúde.

Múltiplos fatores podem desregular a convivência entre todas as estruturas do corpo humano, já que se uma delas é afetada, outra também sofrerá as consequências. Por exemplo, um sintoma neurológico como dor de cabeça pode ter sido iniciado devido um desequilíbrio do fígado. Com base nessa visão, uma série de doenças e situações estão dentro do escopo de atuação da acupuntura.

Condições diversas como insônia, dor muscular ou articular, até mesmo distúrbios hormonais e hipertensão arterial…todas traduzem um bloqueio na fluidez do organismo. Cabe ao médico acupunturista identificar onde está essa resistência, quais os sistemas envolvidos, e atuar para restabelecer o funcionamento orgânico e espontâneo do corpo.

O que é a acupuntura?

A acupuntura é uma especialidade médica, mas também pode ser praticada por outros profissionais da área da saúde, como fisioterapeutas e psicólogos. Entretanto, a visão e o conhecimento científico do profissional médico o permitem uma percepção diferenciada do contexto do paciente.

Ele é capaz de pesquisar a fundo as condições do doente, através do direcionamento preciso da investigação clínica, técnicas de exame físico e, se necessário, com o uso de exames laboratoriais ou de imagem. A partir daí, tem habilidade para interpretar os sintomas com o olhar técnico da medicina ocidental e traduzi-los para o contexto holístico da Medicina Tradicional Chinesa.

Essa é a chamada medicina integrativa.

Essa compreensão global é muito bem vinda para fins diagnósticos, garantindo maior precisão, agilidade e, se preciso, encaminhamento adequado a outros profissionais ou especialistas da saúde. Sem falar nos benefícios para o plano de tratamento do paciente, já que o conhecimento e integração dessas duas vertentes da medicina possibilita uma gama maior de recursos terapêuticos.    

Esse modelo integrativo utilizado pelos profissionais médicos acupunturistas permite, sobretudo, a atuação de forma preventiva em doenças crônicas como diabetes, artrite, entre outras. Já nas primeiras manifestações clínicas é possível identificar o desequilíbrio e ensinar o organismo a controlá-lo.  Desta forma, prevenindo a piora gradativa da disfunção, algo que poderia ser muito grave e penoso para o organismo no futuro.

A diminuição da ocorrência dos sintomas dessas doenças crônicas também é possível, melhorando, e muito, a qualidade de vida do paciente e sua forma de interagir com sua condição.    

 

Ainda ficou na dúvida? Agende uma consulta e descubra mais sobre esse universo completo e integrativo, e como ele pode ser a peça que falta para garantir seu bem estar e equilíbrio.

 

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe